Press
Release: Padrinho Legal
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Release: Padrinho Legal
O
programa Padrinho Legal é uma iniciativa conjunta dos Setores de Serviço Social
e Psicologia da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Jundiaí, dos
Serviços de Acolhimento e do Conselho Tutelar deste município, atendendo ao
publicado no Provimento da Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça (nº 40/2015).
É um modelo único para os três Serviços de Acolhimento da cidade (Casa
Transitória Nossa Senhora Aparecida 1 e 2 e Casa de Nazaré), construído a
partir do que já estava implantado e de outras referências.
O programa visa
proporcionar que crianças e adolescentes com remotas chances de reinserção
familiar, criem e mantenham vínculos afetivos com pessoas da comunidade, com o
objetivo de ampliar sua
convivência sociofamiliar, contribuindo para o desenvolvimento de sua
autonomia, habilidades sociais, afetivas e cognitivas e de segurança emocional
por meio de um olhar mais individualizado. Estamos certos que este programa
também contribuirá para minimizar o ciclo de exclusão e invisibilidade social
que permeia a situação de acolhimento institucional.
O
programa tem o nome de Padrinho Legal, pois “padrinho” corresponderá a uma
pessoa que servirá de referência no cotidiano da criança ou adolescente e o
adjetivo “legal”, que reúne significado Informal: coisa boa, divertida,
interessante, excelente, e Jurídico: definido pela lei,
regulado, legítimo, autorizado, estabelecido, permitido.
O
candidato a padrinho/madrinha deve ser maior de 21 anos; passar pelas etapas de
capacitação inicial; não ter antecedentes criminais; apresentar a documentação
exigida; ter disponibilidade para partilhar tempo e afeto com as crianças e
adolescentes; consentir visitas da equipe técnica a sua residência; ter
anuência dos familiares que residem na casa; respeitar as regras e normas
estabelecidas pelos responsáveis pela criança/adolescente; apresentar atestado
de saúde física e mental; comprometer-se a permanecer ao menos um ano no
programa; participar dos encontros de capacitação continuada; ter uma diferença
mínima de idade de 10 anos entre o padrinho e apadrinhado.
Os
padrinhos devem ser pessoas com disponibilidade de tempo para conhecer a
criança ou adolescente e acompanhá-lo, primeiro na instituição acolhedora,
depois em passeios e, por último, se for o caso, acolhê-lo em sua residência em
finais de semana alternados e ocasiões especiais.
A reunião
para Apresentação do programa será
no dia 1º de abril de 2017, das 8h30 às
12h00, na Casa Transitóra I, na
Avenida Carlos Salles Block, 845 - Anhangabaú, Jundiaí-SP e a Oficina para
Padrinhos e Madrinhas, será no dia 08 de abril de 2017 das 9h às 16h no mesmo
endereço. As inscrições para o programa estão
encerradas. Os interessados podem solicitar aos responsáveis para ser incluído
na lista de espera para 2018, quando serão convidados a participar de
treinamentos (gratuitos) oferecidos aos participantes.
O telefone para informações
é 4521-5743.
Apresentação Programa Padrinho
Legal
Data: 01/04/17
8h15 -
8h45
|
Recepção – Boas vindas
|
8h45 -
9h05
|
-
O que é um serviço de acolhimento e para quê serve? - - Dados atuais: quantas
crianças/adolescentes há disponíveis para o apadrinhamento?
Jolise Sartori - Assistente
Social da Casa Transitória I
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9h05 -
9h30
|
A
criança no imaginário social e a criança real
Silmara Pincinato – Psicóloga
da Vara da Infância
|
9h30 -
9h50
|
Características
e objetivos do Programa: o apadrinhamento é para quê e para quem?
Elen Tavares de Sá – Assistente
Social da Vara da Infância
|
9h50 -
10h15
|
Dúvidas / café
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10h15 -
10h45
|
Padrinho
Legal: o que é apadrinhar? – motivação e desafios
Cristiane Gozzo – Coordenadora
do Serviço Família Acolhedora
Luci Mara Garcez Marin –
Psicóloga do Família Acolhedora
|
10h45 -
11h05
|
Pensando
o adolescente, suas vivências e necessidades
Lucilena Vagostello – Psicóloga
da Vara da Infância
|
11h05
– 11h35
|
Expectativas
dos padrinhos x expectativas das crianças/adolescentes
Silmara Pincinato – Psicóloga
da Vara da Infância
|
11h35 -
11h55
|
A
importância do padrinho, da responsabilidade e da frequência
Miriam Ruy – Assistente Social
da Casa de Nazaré
|
11h55 -
12h30
|
Dúvidas/ kit de documentos /
c
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